Ruy de Carvalho entrega hoje prémio no concurso de teatro

Hoje na Póvoa de Lanhoso “vai haver noite de multidão”, prevê a vereadora da Cultura, Fátima Moreira. Na cerimónia de encerramento do Concurso Nacional de Teatro, são conhecidos os melhores nas categorias “Desenho de Luz - Prémio Orlando Worm”, “Cenografia”, “Guarda Roupa”, “Interpretação Feminina”, “Interpretação Masculina”, “Encenação”, “Espectáculo - Prémio Ruy de Carvalho” e “Prémio Prestígio”.
O actor Ruy de Carvalho é presença anunciada para entregar o prémio ao melhor espectáculo do certame. Será reposta a peça vencedora da edição 2010, O Crime da Aldeia Velha, pelo Grupo Mérito Dramático Avintense, representação esta que será repetida com entrada livre, amanhã, pelas 16h00.

Lembrando que, na edição agora a encerrar, o certame evoluiu no carácter competitivo, a autarca considera que os prémios atribuídos conferem ao concurso um reconhecimento no meio teatral, notoriedade na imprensa e uma crescente adesão por parte do público. “O concurso já é uma referência neste tipo de eventos”, realçou.

A organização é uma parceria com a Federação Portuguesa de Teatro, a quem compete a selecção, cabendo à autarquia a proposta de um grupo, que incidiu na Associação Cultural Juventude Povoense.
Segundo a vereadora, nota-se uma evolução na qualidade, tornando “cada vez mais complicada a função do júri”.

Dez mil euros para estadias e prémios dos vencedores

O investimento da autarquia no evento orça em 10 mil euros, revelou Fátima Moreira, indicando que a maior parte dos custos são para alojamento dos grupos e para os troféus entregues aos melhor classificados.
Porém, tanto alojamentos como prémios são despesas que ficam na economia concelhia, beneficiando estabelecimentos hoteleiros e artesãos de ourivesaria que concebem a máscara com uma lágrima, em prata.
“Trata-se de um troféu com valor simbólico mas também com o seu próprio valor artístico”, vincou.

Juventude a aderir

De acordo com a autarca, a realização do concurso de teatro está a produzir efeitos na juventude, relacionada com outras iniciativas a decorrer no concelho como é o caso do Centro de Criatividade. Esta estrutura está a preparar para Abril um projecto denominado 'Despertar da Primavera' que terá atingido mais de 1400 jovens, dos quais cerca de quarenta frequentam de forma regular oficinas de teatro.
Fátima Moreira salienta que não se pretende só fazer actores. “Esperamos propor espaços de reflexão e proporcionar aos jovens, a partir do teatro, antes do palco, momentos de discussão e formação de consciências a partir da arte”.

05-03-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário