Póvoa de Lanhoso: Universidade Sénior nasce

A ‘Em Diálogo’ - Associação para o Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso dinamiza no mês de Outubro, a Universidade Sénior, com um workshop para os que desejam aprender a fazer bonecas em pano.
Neste atelier, com a criadora Teresa Delgado, de design têxtil na cidade do Porto, inaugura-se o novo projecto do Centro Comunitário do Vale do Cávado.



A Universidade do Saber quer proporcionar actividades de aprendizagem em artesanato contemporâneo com os melhores formadores das áreas propostas.
Em Outubro, Rita Vaz, a desenvolver a sua actividade em Lisboa, transmite os seus conhecimentos em Origami, e em Novembro, Alfredo Machado, artesão da cidade de Braga, desafia para a elaboração de velas decorativas.

Uma vez que este projecto tem como ambição dar a conhecer todas as formas de artesanato contemporâneo e preencher uma lacuna no que concerne a formação nesta área, todos os me-ses são dinamizados (em horário pós-laboral e/ou aos sábados) novos ateliers.
Ciente da sua responsabilidade no que concerne ao desenvolvimento social e ao combate a qualquer forma de isolamento e exclusão, a ‘Em Diálogo’ vê também a possibilidade do artesanato se tornar “terapêutico”.

Surge assim o “Espaço convívio” com uma vertente formativa e ocupacional, especificamente para desempregados, reformados e beneficiários do RSI.
A Universidade do Saber prevê ainda workshop’s em artesanato dirigidos aos utentes das diferentes valências e projectos da ‘Em Diálogo’, e ainda a possibilidade da criação de postos de trabalho, através de uma empresa de inserção social e profissional, com vista à comercialização de produtos artesanais.

17-09-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário