Parceria dá viatura à GNR


O Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso conta com uma nova viatura de apoio às campanhas de sensibilização a realizar junto da população dos concelhos de Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho.

A viatura, colocada à disposição da GNR, resulta de um protocolo de cooperação com a Comunidade Intermunicipal do Ave, ontem assinado, na Póvoa de Lanhoso.

A viatura assume-se como uma nova “arma” nas acções de sensibilização realizadas, sobretudo, junto da população mais idosa dos dois concelhos. Segurança em casa, segurança rodoviária e burlas são alguns dos temas abordados pela Secção de Programas Especiais da GNR da Póvoa de Lanhoso.

Com quadro interactivo, roll-ups e out-doors com conselhos alusivos à prevenção de crimes, nomeadamente burlas, a viatura de apoio assume-se como uma mais-valia no trabalho a desenvolver pelos militares do DTER da Póvoa de Lanhoso.

“Esta iniciativa é importante no tempo em que vivemos. Somos confrontados, todos os dias, com burlões que se identificam como pertencentes a determinadas empresas e entidades. Os idosos são pessoas muito frágeis, que se deixam muitas vezes iludir e enganar”, referiu Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e vice-presidente da CIM do Ave.

O autarca frisou ainda os bons resultados conseguidos com o trabalho em parceria com a GNR e fez votos para que esta nova resposta se estenda a outros concelhos.

Por ocasião da assinatura do protocolo de cooperação, Manuel Sousa, secretário executivo da CIM do Ave, deu conta da abertura do protocolo a outros municípios, uma vez que “o problema das burlas é transversal a outros concelhos”.

A colaboração pronta e atenta da GNR foi também destacada pelo responsável da CIM do Ave, entidade que custeou a produção do vídeo e dos conteúdos presentes na viatura de apoio.

O sucesso do projecto “Idosos em Segurança”, desenvolvido há já alguns anos pela GNR, a nível nacional, foi destacado pelo capitão Gonçalo Amado, comandante do DTER da Póvoa de Lanhoso.

A partir da hoje, e em todo o país, a GNR vai ao encontro dos mais velhos alertando para os perigos, nomeadamente para as burlas de que são alvo.

“Para nós, isto é um marco porque em parceria trabalhamos melhor e vamos conseguir dar mais segurança aos idosos” realçou o oficial da GNR.

2012-10-02 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário