‘Maria da Fonte’: 125 anos em exposição

Está patente, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, até 28 de Fevereiro, uma mostra alusiva aos 125 anos do jornal ‘Maria da Fonte’. Iniciativa do Município da Póvoa de Lanhoso, com colaboração da administração do “Maria da Fonte’, a exposição evidencia duas máquinas que constituíram momentos importantes na vida do jornal: uma Linotype, máquina de composição mecânica, importante avanço na composição do jornal.


Ao invés da composição manual, com o compositor a juntar os caracteres para formar as várias notícias, a composição passou a ser feita mecanicamente, facto esse que diminuiu, em muito, o tempo gasto na composição do jornal. Em segundo lugar, aparece um prelo, uma máquina de impressão manual utilizada para pequenos trabalhos comerciais. A juntar a estas duas má-quinas, os visitantes ficam a conhecer alguns dos utensílios usados na composição manual, como é o caso do componedor; galeões; galé; armários de armazenamento de caixas de tipo, entre outros.

No tocante ao arquivo, a exposição conta com alguns dos jornais que relatam momentos marcantes da história do concelho e do país, nomeadamente a inauguração da estátua da heroína Maria da Fonte, em 1978; o jornal inteiramente dedicado a António Ferreira Lopes, por ocasião do 1.º aniversário da sua morte; a inauguração da Escola-cantina D. Elvira Câmara Lopes, assim como jornais com notícias censuradas.

Arquivo para consulta à distância de um clique

O acordo, celebrado entre a Câmara Municipal e o “Maria da Fonte”, permite a consulta de toda a colecção disponível do jornal. Digitalizados os milhares de números, os povoenses têm, à distância de um clique, a possibilidade de consultar a colecção digitalizada deste jornal centenário, com elementos da história económica, social e política.
26-01-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário