P. Lanhoso: Voluntários limparam lixo em S. João de Rei

Duas dezenas e meia de voluntários povoenses arregaçaram as mangas e limparam, ontem, mais alguns depósitos de lixo a céu aberto do concelho da Póvoa de Lanhoso. Uma acção que segue a filosofia do ‘Limpar Portugal’ e que pretende tornar o país mais verde e mais limpo.


As lixeiras foram, ontem, varridas da freguesia de São João de Rei - uma localidade que já vem sendo fustigada com esta situação há mais de uma década.
Durante toda a manhã, os voluntários puseram ‘mãos à obra’ e passaram, pelo menos, por três locais considerados como ‘pontos negros’ em termos de depósitos de lixo, exterminando todo e qualquer material que pudesse interferir com o meio ambiente.
‘Vamos Limpar o Nosso Concelho’ - é assim que se denomina esta iniciativa, promovida pela Câmara da Póvoa de Lanhoso, em parceria com as juntas de freguesia.


Peças automóveis, os mais variados electrodomésticos de grande porte (como frigoríficos e arcas congeladoras), brinquedos, móveis velhos, pneus, televisões, sanitas, papelões, e entulho. Muito entulho. Tudo isto foi carregado para as carrinhas da autarquia que foram disponibilizadas para a acção de limpeza, para além de uma máquina de remoção de materiais.
“Estas iniciativas são muito importantes porque esta é uma freguesia rural e o que nós que-remos é manter o nosso desenvolvimento com as suas características rurais”, indicou José Paulo Macedo, presidente da Junta de Freguesia de São João de Rei.
“Esta é a segunda vez que participamos nesta iniciativa, preservando, por um lado, o meio ambiente, e, por outro, fazer ver às pessoas que muitos dos locais que foram limpos no ano passado, continuam limpos hoje”, indicou o autarca local, assinalando que estas acções “servem para consciencializar as populações”.


Uma grande parte dos voluntários que ontem protagonizaram esta acção de limpeza pertence aos quadros da Câmara da Póvoa de Lanhoso - aderindo ao programa de voluntariado que a autarquia tem vindo a difundir. Entre a equipa de voluntários estavam, também, as vereadoras Fátima Moreira e Gabriela Fonseca.
“Não qualquer necessidade em fazer estes depósitos. Basta fazer um telefonema que o serviço da câmara faz a recolha gratuitamente, porta-a-porta”, apontou Fátima Moreira. E acrescentou que estas são iniciativas cada vez mais precisas a fim de garantir uma maior “sensibilização da população e de informação”.
“Esta iniciativa, para além de prever estas questões da sensibilização ambiental, insere-se também nas comemorações do Ano Europeu do Voluntariado, com o objectivo de mobilizar a população para o voluntariado através de várias acções”, referiu a responsável, salientando que está já previsto um conjunto de outras actividades a levar a cabo ao longo deste ano por parte da autarquia povoense.
Jorge Filipe Tinoco, de 14 anos, mora em Real, Braga. Foi um dos voluntários que ajudou, ontem, a limpar São João de Rei.
“É importante ajudarmos todos a limpar Portugal e é um exemplo a seguir para que o nosso país possa ficar mais bonito, com os locais mais verdes e mais limpos e, acima de tudo, para que não fique poluído”.

22-05-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário