Funcionários da Câmara da Póvoa de Lanhoso erguem casa para idoso

O voluntariado está a tornar-se numa prática quase diária para os funcionários da Câmara da Póvoa de Lanhoso que responderam mais uma vez ao apelo e vão arregaçar mangas para começar a construir uma habitação social para um idoso carenciado da freguesia de Frades.


Depois de terem ajudado a limpar o lixo de vários pontos do concelho povoense, os funcionários da autarquia voltam, agora, a aderir a mais uma iniciativa de voluntariado.

Fátima Moreira, vereadora da Acção Social, sublinha a importância deste género de iniciativas, no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado. A autarquia aproveitou o mote e desafiou os funcionários a participar em acções de voluntariado no concelho da Póvoa de Lanhoso.

“Cada vez mais, na conjuntura actual, é preciso mobilizar as comunidades e as populações para esta causa. Hoje temos que estar todos nesta filosofia de trabalho em conjunto e de não olhar a meios para atingir os fins”, indicou a responsável, destacando que “o maior valor que as comunidades têm são as suas pessoas e é preciso acções destas para as mobilizar.

O projecto de voluntariado inicial previa, apenas, uma remo-delação na habitação do idoso carenciado de Frades, mas depois de uma avaliação mais profunda da situação, foi decidida uma construção de raiz.
“Este é um idoso, sem retaguarda familiar, que já estava identificado pelos nossos serviços, que tem muitas carências financeiras e, sobretudo, muita falta de conforto habitacional”, explicou a vereadora.

O terreno para a construção acabou por ser cedido pela Junta de Freguesia de Frades e os materiais de construção serão cedidos pela autarquia povoense.
A ‘equipa municipal’ de voluntários já começou a sua limpeza, prosseguindo, agora, o trabalho de construção faseadamente, de acordo também, com a disponibilidade das equipas que irão abraçar este projecto, que irá possibilitar uma vida com mais qualidade num simples T2.
“A Póvoa de Lanhoso tem tido esse mérito de ter vindo a conseguir criar redes de parcerias que desenvolvem projectos fantásticos com recursos muito pequenos”, sublinhou a vereadora.

07-06-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário