Animais: adoptar é boa acção

A Nina, o Brown, a Lira, a Jade, a Olga e a Lisa marcaram presença, na tarde de ontem, na Praça Engenheiro Armando Rodrigues, no centro da vila, no dia em que se celebrou o Dia Mundial do Animal.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Espaço Jovem, trouxe, ao centro da vila, alguns dos animais que integram o Canil Municipal, espaço que acolhe os amigos de quatro patas abandonados e maltratados pelos seus donos.



Os seis animais foram trazidos pelos voluntários do CAPA - Clube de Adopção e Protecção de Animais, uma associação sem fins lucrativos, responsável pela gestão do canil municipal. Ali, encontram-se, actualmente cerca de 40 animais, abandonados pelos seus donos.

Aos voluntários do CAPA cabe a tarefa da gestão do espaço, assim como os trabalhos de limpeza, alimentação, tratamentos e socialização dos amigos de quatro patas. A tudo isto, juntam-se, ainda, as campanhas de sensibilização para o não abandono e a promoção da adopção.
Jéssica, de 20 anos, e Ariana, de 13 anos, residentes no concelho da Póvoa de Lanhoso são duas das voluntárias do CAPA.

Residente na vila da Póvoa de Lanhoso, a jovem Ariana, aluna da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, integra a equipa de voluntários desde o início do ano lectivo. Foi através de uma reportagem publicada no jornal “Maria da Fonte”, e alertada pela mãe, que a jovem Ariana ficou a conhecer o trabalho desenvolvido pelo CAPA.

Naquele artigo, Sandrina Pinheiro, uma das responsáveis do Clube de Adopção e Protecção de Animais lançou o apelo aos povoenses para que ajudassem os animais do canil, tornando-se voluntários ou contribuindo com alguns donativos e géneros.
De olhar terno e feitio brincalhão, os seis animais foram chamando a atenção dos povoenses que por ali passavam, na esperança de que algum lhes desse uma nova oportunidade e um novo lar.

Dia do coração

Entretanto, a autarquia associou-se ao Dia do Coração e do Dia Internacional da Pessoa Idosa em que participaram cerca de 200 pessoas.
Para além do presidente da câmara e da vereadora da Acção Social e Saúde, Fátima Moreira, estiveram presentes utentes dos Centros de Convívio e das IPSS’s locais, assim como os respectivos técnicos.
A comemoração, que envolveu a realização de uma aula de ioga para seniores e a construção de um coração humano, decorreu no Parque do Pontido, na Vila da Póvoa de Lanhoso.

05-10-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário