Crianças ficaram deslumbradas com a Aldeia dos Presépios

De olhar curioso, os mais pequenos apreciavam as várias figuras do presépio da Igreja, uma das quinze construções que integram a ‘Aldeia dos Presépios’, em Garfe, na Póvoa de Lanhoso.
Ao longo dos últimos dias, e numa iniciativa que conta com a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, os petizes dos jardins-de-infância do concelho visitaram os presépios de Garfe.



Na tarde de sexta-feira, foi a vez dos alunos do jardim-de-infância do Centro Educativo do Cávado visitarem a “Aldeia dos Presépios”. Para além das figuras centrais - José, Maria e o Menino Jesus, os vários presépios integram imagens que retratam as várias profissões do meio rural. O lenhador, o pescador e o agricultor, com o malhar do milho, podem ser encontrados nos vários presépios.

Com imagens movimentadas, o presépio do lugar da Igreja cativou os mais pequenos que “em bicos de pés” lá iam espreitando as várias figuras. “Gostei de todos os presépios”, referiu Nuno Coelho, do Centro Educativo do Cávado, no final da visita ao presépio da Igreja. “Vi o homem a pescar, a fazer o pão e vi uma igreja.

São bonitos”; disse ainda aquele aluno.Tal como o Nuno, também o Dinis, de 4 anos, gostou dos presépios. “Vi o presépio, com jesus e a senhora e vi o homem a pescar. Estou a gostar”, referiu o Dinis.

Para a professora Graça Duarte, do Centro Educativo do Cávado, a “visita foi vivida com grande entusiasmo”. “Gostam muito e acho que se revêem e reconhecem certas profissões. Eu gosto e eles gostam também porque alarga um pouco a ideia do presépio pois tem vivência do meio local, representadas no próprio presépio e acho que isso enriquece o próprio presépio e eles gostam bastante”, referiu ainda a professora Graça.

Depois da visita ao presépio da Igreja, os mais pequenos apreciaram as imagens que integram o Monumento aos Presépios de Garfe, localizado junto à Igreja Paroquial. O Menino Jesus foi quem mais cativou a atenção dos mais pequenos. Inaugurados a 11 de Dezembro, os Presépios de Garfe terminam no dia de hoje. Quem ainda não o fez, tem oportunidade neste dia para visitar a freguesia de Garfe e ficar a conhecer os presépios que transforma a freguesia na ‘Aldeia dos Presépios’.

08-01-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário