Festas de S. José: Póvoa de Lanhoso aposta forte na ‘prata da casa’


Uma aposta forte nos tesouros locais. Divulgar o que de melhor se faz no concelho da Póvoa de Lanhoso é o mote para mais uma edição das festas de S. José.
“Apostamos, nestes momentos das festas, para divulgar e dar a conhecer aquilo que o concelho tem de melhor. As festas, à semelhança dos outros anos, aliam um programa de diversão mas, também, um programa de fé, um programa que permite a interioridade e a reflexão”, destacou Fátima Moreira, vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, na conferência de imprensa, realizada ontem na Casa da Botica.



Por aqueles dias, a vila povoense fica engalanada para receber os visitantes que ali se deslocam para acompanhar os vários momentos das festas. Às ornamentações, juntam-se os divertimentos e os vendedores ambulantes, que dão brilho e um maior dinamismo às Terras da ‘Maria da Fonte’.

Nos restaurantes locais, o ‘Cabrito à S. José’ é a principal iguaria servida nos dias de festa.
“Uma montra do que as associações locais vão fazendo ao longo do ano e que encontram, neste espaço do programa das festas, uma possibilidade para revelar aquilo que vão fazendo e desenvolvendo. Esta continua a ser a aposta da autarquia. A força motriz das associações locais continua a ser uma mais-valia que tentamos encontrar na organização e na preparação das festas de S. José”, frisou a responsável pela pasta da Cultura.

Custos têm vindo a diminuir

Destacando que os custos com as Festas de S. José têm vindo a diminuir, Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso referiu que, este ano, o orçamento ronda os 60 mil euros mas já chegou a atingir, em anos anteriores, os 85 mil euros.
As receitas provenientes da ocupação do espaço público, nomeadamente quanto aos divertimentos e vendedores ambulantes contribuem, também, para abater aos gastos da autarquia com as festividades concelhias.

“Este dinheiro que investimos não é um gasto mas uma forma de promover o concelho aquilo que de melhor temos no conce-lho”, acrescentou. A crise tem afectado, também, o programa das festas, situação confirmada por Manuel Baptista, que apontou o “programa ambicioso mas também humilde na questão de gastos”. “A nossa vantagem é que conseguimos fazer um programa rico mas quase com a ‘prata da casa’, com as nossas associações”.

Associações concelhias dão vida ao programa

Do folclore, passando pela música popular, pelas bandas de música e pelas inúmeras actividades desportivas, as associações locais estão em destaque no cartaz das Festas de S. José, num programa que tem o seu início a 11 de Março, com o XVIII Concurso de Pesca Desportiva.

Uma das novidades deste ano acontece na noite de 16 de Março (sexta-feira), com o espectáculo de encerramento das comemorações dos 10 anos de reabertura e programação regular do Theatro Club. Neste dia, o programa conta, ainda, com a abertura de três exposições: ‘Freguesias - Imagens do Passado’, ‘Heart Parade’ e ‘Colecção Privativa de Arte do Município II’. O conjunto povoense ‘Raios de Sol’ encerra este dia de festa.

O VI Passeio TT Lanhoso, o XII Grande Prémio de Tiro aos Pratos, a prova de BTT ‘Pelos Trilhos da Maria da Fonte VIII’, o IV Festival de Natação e a ‘Tarde de Folclore’ são os destaques para o dia 17 de Março, sábado, com o encerramento a ficar a cargo do único grupo convidado - ‘Lucky Duckies’.

Para o dia 18, as atenções voltam-se para a III Concentração/ Exposição de Motas Clássicas, XVII Grande Prémio de Atletismo de S. José, Encontro de Tocadores de Concertina e concerto musical pelo grupo povoense ‘Estrelas da Meia-noite’.

No dia 19 de Março, dia em que o concelho vive o seu feria-do municipal, o programa contempla duas iniciativas seculares: a Feira Franca de S. José e o Concurso Pecuário, aos quais se junta o Hastear da Bandeira, a Missa Solene de S. José, a actuação do Rancho Infantil da Póvoa de Lanhoso; e aquele que é um dos momentos altos das festas, isto é, a Majestosa Procissão em honra de S. José, que integra os andores dos santos padroeiros das 29 freguesias da Póvoa de Lanhoso.
Depois do acto religioso, o programa prossegue com o Concerto das Bandas de Música de Calvos e dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, que encerram musicalmente o programa deste ano.

23-02-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário