Unidos por uma causa nobre

Sempre simpáticos e muito solícitos, o seleccionador nacional de futebol, Paulo Bento, e o agora dirigente da Federação Portuguesa de Futebol, João Vieira Pinto, estiveram ontem na Póvoa de Lanhoso onde participaram em mais uma causa solidária.


Numa manhã diferente, os dois elementos da FPF estiveram primeiro na Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, onde foram recebidos pelo presidente Manuel Baptista, que os agraciou pela sua participação neste tipo de causa solidária, tendo depois entregue um ‘pack’ de pequenas lembranças da vila.


Depois da recepção nos paços do concelho, seguiu-se a visita à sede da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga. Conduzidos pelas mãos de Domingos Silva, o presidente da associação, Paulo Bento e João Vieira Pinto conheceram as instalações da sede e alguns dos trabalhos e das actividades que os utentes e associados da instituição ali realizam.


Este foi um momento muito apreciado por Paulo Bento que referiu mesmo que ali era possível ver que os deficientes visuais são pessoas tão capazes como todas as outras.


De seguida a comitiva deslocou-se para a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso onde decorreu uma palestra com os alunos dedicada ao tema “Uma vida, diferentes Desportos”, na qual se abordou a prática dos desportos adaptados, com os muitos alunos que praticamente encheram o pavilhão da escola a demonstrarem-se activos na participação, realizando uma série de questõe s muito interessantes aos dois oradores principais, Paulo bento e João Vieira Pinto, que, simpaticamente, nunca se furtaram a responder a qualquer uma das perguntas colocadas, por mais polémicas que fossem.

Paulo Bento e João Vieira pinto experimentaram o goalball

Durante a palestra que decorreu na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, Paulo Bento e João Vieira Pinto aceitaram o desafio proposto por Arlindo Meira, um jogador de ‘Goalball’ do Grupo Desportivo de Caldelas e que convidou os dois elementos da Federação Portuguesa de Futebol a experimentarem, ainda que por breves instantes, a modalidade desportiva e o que é viver sem poder ver. Vendados e munidos de uma bola com que se disputam os jogos de ‘Goalball’, Paulo Bento e João Vieira Pinto executaram uma série de remates, perante uma enorme e extasiada plateia que nunca parou de aplaudir os dois.


No final, quer o seleccionador, quer o antigo jogador confessaram que vendados, a tentar jogar, se sentiram completamente desorientados.

Alunos perguntaram e os dois convidados não se furtaram a responder a todas as questões

Depois da palestra que teve como intervenientes Arlindo Meira, João Costa e Cândido Barbosa, os alunos da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso tiveram oportunidade de colocar uma série de questões aos elementos da mesa. Muito solícitos, Paulo Bento e João Pinto não fugiram a qualquer pergunta.

16-02-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário