Festas de S. José: Encontro de concertinas bastante concorrido


Cerca de 300 tocadores de concertina marcaram presença, na tarde de ontem, na Praça Engenheiro Armando Rodrigues, na vila da Póvoa de Lanhoso, naquela que se assume como uma das actividades mais concorridas do cartaz das festas em honra de S. José.


A quarta edição do Encontro de Tocadores de Concertina contou com uma grande participação de aficionados. Com a chuva a dar tréguas, o público não deixou o crédito por mãos alheias e compareceu em grande número no centro da vila. Os acordes das concertinas invadiram o local e contagiaram a assistência, numa actividade que tem como impulsionador o “Fininho”, conhecido cantor ao desafio da freguesia de Fontarcada.

Durante a manhã de ontem, a ‘música’ foi outra. A partir das 9 horas, os Paços do Concelho receberam a III Concentração/Exposição de Motas Clássicas, que contou com a presença de mais de 150 motorizadas, e, às 10 horas, o atletismo, com o XVII Grande Prémio de Atletismo de S. José, invadiu as principais artérias da vila da Póvoa de Lanhoso, num momento que reuniu 320 atletas, divididos por vários escalões.

Concelho vive hoje o seu feriado municipal

As festas em honra de S. José têm, hoje, o seu ponto alto, num dia em que as Terras da Maria da Fonte festejam o seu feriado municipal. Neste dia, os actos religiosos estão em destaque mas o programa dá relevo às iniciativas centenárias que marcam as festividades em honra do santo padroeiro: A Feira Franca e o Concurso Pecuário.

A partir das 9 horas, a vila povoense enche-se de forasteiros para acompanhar a Feira Franca de S. José e o Concurso Pecuário, com este último a realizar-se no Parque do Pontido.

Num momento mais solene, pelas 10.30, os Paços do Concelho acolhem a cerimónia do Hastear da Bandeira, num momento que conta com a presença das autoridades civis, militares e religiosas, com guarda de honra pelo Corpo Activo dos Bombeiros Voluntários da Povoa de Lanhoso, e num momento abrilhantado pela Banda de Música de Calvos e Banda dos Bombeiros Voluntários. Finda esta cerimónia, as atenções deslocam-se para o Salão Paroquial, onde aí decorre, às 11 horas, a Missa Solene de S. José, num acto presidido pelo Cónego José Paulo de Abreu.

Um dos momentos mais esperados pelos fiéis acontece às 15.30, com a majestosa Procissão em honra de S. José que, para além do andor do santo padroeiro e do Menino Jesus, conta com a presença dos andores dos santos padroeiros das 29 paróquias do concelho da Póvoa de Lanhoso.

19-03-2012 - Correio do minho

Sem comentários:

Enviar um comentário