Mar de gente ‘invadiu’ vila da Póvoa de Lanhoso


Um verdadeiro mar de gente. Com o bom tempo a fazer-se sentir, a vila da Póvoa de Lanhoso acolheu uma verdadeira multidão, na tarde de ontem, para assistir à passagem da majestosa procissão em honra de S. José, num dos momentos mais aguar- dados do programa das festas concelhias. Em dia de feriado municipal, milhares de pessoas concentraram-se na vila para assistir à tradicional procissão.


Para além dos andores de S. José e do Menino Jesus, marcaram presença os andores dos santos padroeiros das freguesias do concelho. A estes, juntou-se a câmara municipal, as juntas de freguesias, assembleia municipal, associações e instituições do concelho, que marcaram presença com os seus representantes e, na maioria dos casos, com as suas bandeiras, dando um maior brilho à procissão.

O cortejo religioso contou ainda com a presença dos quadros bíblicos e de figuras alegóricas. Na procissão em honra de S. José, o concelho fez-se representar em força. De todo o concelho, bem como de concelhos vizinhos, milhares de pessoas concentraram-se nas principais artérias da vila povoense para assistir à passagem dos 31 andores.
A procissão em honra de S. José é o ponto alto das festividades, com os andores adornados com flores naturais a merecerem os mais rasgados elogios.

Muitos trouxeram a família

Manuel Pinheiro, de Vila Verde, trabalha numa empresa de Geraz do Minho. O feriado municipal foi aproveitado por este vilaverdense para trazer a família às Festas de S. José.
Esta é a primeira vez que a filha, Adriana Pinheiro, visita a Póvoa de Lanhoso. Junto aos Paços do Concelho apreciavam os vários andores que iriam incorporar a procissão daquela tarde. “Pela quantidade de andores, espera-se que seja uma grande procissão”, revelava a filha Adriana.
De facto, a procissão não defraudou as expectativas e os presentes puderam assistir a uma das maiores procissões dos últimos anos, com a organização a ser muito elogiada.

Dia de S. José teve muitas atracções

Para além da procissão, o principal dia dos festejos em honra de S. José contou com a missa solene, presidia pelo cónego José Paulo de Abreu. No acto religioso, o vigário geral da Arquidiocese de Braga destacou as qualidades de S. José, o seu grande exemplo de vida, o homem discreto, o homem de poucas palavras mas de grandes actos.

O dia de ontem contou ainda com duas actividades marcantes das festas: a Feira Franca e o Concurso Pecuário. De manhã, o Parque do Pontido foi um dos locais de passagem obrigatória para os apreciadores da raça bovina e equina, com esta última a fazer-se representar na exposição.

No centro da vila, ao início da tarde, as atenções voltaram-se para a actuação do Rancho Infantil e Juvenil da Póvoa de Lanhoso, que celebrou o aniversário neste dia.
As festas encerraram com a Banda Musical de Calvos e Banda dos Bombeiros Voluntários.

20-03-2012 - Correio do Minho

Festa a São José - Procissão. Póvoa de Lanhoso 2012
Carregado por augustine7007 em 20/03/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário