PVL: Conselho Municipal de Educação analisou panorama escolar



O Conselho Municipal de Educação (CME) da Póvoa de Lanhoso reuniu no dia 23 de abril, tendo em agenda assuntos como o reordenamento da rede escolar; a solicitação de parecer ao CME sobre a fusão de escolas; e a definição da data e da programação da Semana da Educação.

A sessão foi conduzida pela Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, que, sobre o reordenamento da rede escolar informou que as escolas só encerrarão quando os Centros Escolares abrirem e que, com a abertura do Centro Escolar D. Elvira Câmara Lopes, em Campo, fecharão os estabelecimentos de Campo, Louredo, Vilela e Santo Emilião. Ainda de acordo com esta responsável autárquica, as escolas de Rendufinho e Serzedelo do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio continuarão desagrupadas, bem como as EB1/JI do Agrupamento de Escolas do Ave.

No que se refere à fusão das unidades de gestão, os representantes dos ensinos pré-escolar, básico e secundário manifestaram-se contra a mesma, bem como os representante dos Presidentes da Junta e da Segurança Social. A Câmara Municipal solicitou parecer sobre este assunto ao CME, tendo sido apontado que, havendo a fusão daquelas três entidades, seriam agrupados cerca de quatro mil estudantes (sem contar com os alunos da noite), com todos os inconvenientes a esse facto associados, havendo grande penalização a nível pedagógico e tornando-se o Agrupamento fundido ingovernável, colocando em causa a eficácia e a relação de proximidade. Os presentes foram ainda informados da existência de um parecer do CNE que refere que, no máximo, deveria haver cerca de 1500 alunos por Agrupamento. Os restantes elementos presentes não manifestaram desacordo em relação às intervenções acima referidas. Não havendo um compromisso, o representante da DREN presente, Mário Duarte, deixou palavras de conforto e de esperança de que a situação tenha solução do agrado de todos.

No âmbito desta reunião, realizada no auditório da Casa da Botica com início agendado para as 15h00, ficou também definida a realização da Semana da Educação de 24 a 28 de setembro, tendo ainda sido debatidas várias temáticas a serem integradas na programação e que envolverá todas as escolas/Agrupamentos do concelho e o próprio CME na dinamização das iniciativas. A programação da Semana da Educação inclui a inauguração do Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes.

Neste Conselho Municipal de Educação estiveram presentes 13 pessoas em representação das 17 entidades que têm assento neste órgão.

27-04-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário