Pelo segundo ano consecutivo e com o objetivo de não deixar cair no esquecimento usos e costumes de outrora e para fomentar nos jovens o interesse pela reciclagem, foi lançado novamente o desafio a jardins de infância, escolas, associações e instituições do concelho para participarem. Em 2011, houve 17 trabalhos a concurso.
Outrora muito utilizados, os tradicionais espantalhos estão na atualidade a cair em desuso. Para revitalizar tal tradição, é proposta a criação de Eco Espantalhos elaborados com materiais reutilizados e/ou reciclados.
A criação de cada exemplar deve obedecer a determinadas características estipuladas em regulamento. Cada espantalho deverá ter uma estrutura interna em madeira que possibilite a sua colocação no campo.
A altura do espantalho deverá ser de cerca de 1,70 metros ( mais 30 cm de estaca para espetar na terra). De referir que, para chegar a este tamanho de estrutura, poderão ser utilizados várias partes de madeira juntas numa só (coladas, pregadas ou utilizadas de qualquer outra forma) e não necessariamente uma única, com dois metros de altura. Todos os materiais utilizados deverão ser reutilizados e/ou reciclados, e ser resistentes às diferentes condições climatéricas.
A participação será aberta a dois escalões: a) Escolas e jardins-de-infância; e b) Outras associações ou instituições. Há prémios para a turma ou entidade vencedora em cada categoria. Segundo o regulamento, a divulgação do nome do vencedor será efetuada até ao dia 25 de maio.
Os trabalhos apresentados serão expostos no dia 21 de maio no Jardim António Lopes, na Vila da Póvoa de Lanhoso.
Mais informações podem ser obtidas junto do Espaço Jovem (espaco.jovem@mun-planhoso.pt ).
25-04-2012 - Correio do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário