Caminho Agrícola em Serzedelo melhora acessos



A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já tem em fase final de execução o caminho agrícola de Camarôa, freguesia de Serzedelo, que vem melhorar as condições de acessibilidade das populações locais, em especial daquelas cuja atividade ainda se encontra ligada à agricultura.

No sentido de garantir o acesso eficaz às explorações agrícolas e florestais existentes nas proximidades do Caminho Agrícola da Camarôa, pretendeu-se executar obras de beneficiação que se traduzem pela pavimentação e drenagem de águas.

Antes desta intervenção, os agricultores não dispunham de acesso que possibilitasse o trânsito de tratores e de outras máquinas agrícolas, dado que o caminho que existia se encontrava delimitado, em grande parte da sua extensão, por muros ou taludes em escavação de grande altura, implicando, assim, uma largura disponível bastant e reduzida, não atingindo os dois metros em vários locais, impossibilitando o cruzamento de máquinas e veículos agrícolas. Esta situação dificultava o cultivo mecanizado das terras existentes naquela zona da freguesia.

Este caminho é um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), no âmbito da Ação n.º 1.6.5 («Projetos Estruturantes»), enquadrado na medida n.º 1.6 («Regadio e outras infraestruturas coletivas»), integrada no subprograma n.º 1, («Promoção da competitividade»), do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente - PRODER.

Este caminho envolve um investimento de cerca de 150 mil euros (148.688,77 € - valor do contrato de financiamento) e uma comparticipação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso de cerca de 37 mil euros (37.172,19 € - valor do contrato de financiamento).

15-06-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário