Prémios de Mérito distinguem alunos e alunas



Cerca de 21 crianças receberam os Prémios de Mérito Escolar António Lopes, atribuídos pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, com a colaboração dos dois Agrupamentos de Escolas do Concelho. A entrega decorreu na noite de 6 de junho, no Theatro Club, repleto de crianças e suas famílias, docentes e pessoas amigas.

Estes prémios são atribuídos desde o ano letivo 2006/2007 aos melhores estudantes de cada turma de quarto ano do ensino básico. Visam, para além de prestar tributo ao principal benemérito da Póvoa de Lanhoso (António Lopes), reconhecer o trabalho e dedicação de alunos e alunas, pessoal docente e famílias.


Incentivo para as crianças

A Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, presidiu a esta sessão. “A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso foi pioneira na atribuição dos prémios de mérito, ainda antes de o Ministério da Educação o fazer para o ensino secundário. E nada melhor do que homenagear António Lopes, porque foi um grande benemérito da terra, nomeadamente com a construção de uma escola, que entretanto recuperámos e transformámos num Centro Educativo”, referiu, na oportunidade.

Esta responsável considerou que “este dia será, certamente, inesquecível para as crianças premiadas” e ainda que estes prémios têm um valor simbólico, mas que servem “para reconhecer o mérito e de estímulo para que continuem a estudar, a empenhar-se, a serem assíduos, responsáveis, porque vale a pena e todos nós temos de ser bons naquilo que fizermos, quer enquanto estudantes quer enquanto profissionais de uma qualquer atividade”. Desejando que estas crianças nunca esqueçam também as amizades que fizeram nestes tempos de escola, Gabriela Fonseca também fez outros votos para o futuro relativamente às opções das crianças: “Eu só espero que sejam felizes naquilo que vierem a escolher”.

Interveio ainda a Diretora do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio. “É um orgulho muito grande poder estar numa cerimónia em que podemos premiar o mérito dos nossos alunos, sobretudo se tivermos em atenção que, por trás desse mérito, está o trabalho, o empenho e a dedicação e o profissionalismo de todos os professores do Agrupamento, dos funcionários e dos pais, que acompanham, que se preocupam e que são um contributo indispensável para que consigamos estar aqui hoje com os vossos filhos para receber o prémio António Lopes”, referiu, de entre outros aspetos, Luísa Rodrigues.

A Diretora do Agrupamento do Ave também interveio. “Aquilo que eu os exorto a fazer é nunca desistirem, continuarem a empenhar-se cada vez mais, porque nos tempos de hoje precisamos mesmo que vocês sejam muito bons para lutarem pelo país e desejo-vos muitas felicidades, mas acima de tudo, muita obstinação, muito empenho e a certeza de que têm um futuro promissor à vossa frente se continuarem a trabalhar e a se empenhar da mesma forma que o fizeram nestes quatro anos. E peço a mesma coisas aos pais, ou seja, nunca desistam dos vossos filhos, porque eles sozinhos não conseguem tudo”, destacou, de entre outras considerações, Maria José Lourenço.

Momento especial para alunos, famílias e docentes

O momento vivido foi, com certeza, especial para as crianças e famílias e também para os professores que os acompanharam neste processo de aprendizagem.

Marco Silva, 10 anos, referiu: “Tenho muito orgulho em receber este prémio pois tenho estado atento às aulas”. O jovem admitiu sentir que o seu trabalho foi recompensado. Revelou ainda que, mais tarde, gostaria de ser famoso “a cantar” e que a sua a disciplina preferida é Língua Portuguesa. Amélia Vieira, sua mãe, considerou que a atribuição destes prémios é uma boa ideia. “Eu acho isto bem. É um incentivo para eles. Acho que é de manter”.

Ana Guimarães, 10 anos, também estava satisfeita. “Fiquei contente pelo prémio e surpreendida por ter sido escolhida, porque não achava que ia ser eu. Esforcei-me nas aulas e sinto que o meu trabalho valeu a pena”, foi adiantando, revelando-se ainda motivada para continuar a estudar. Apesar de ainda não saber o que quer ser quando for mais velha, disse que a sua disciplina preferida é Língua Portuguesa. A mãe, Eugénia Guimarães, também estava radiante. “Estou muito orgulhosa, porque não é só ela. Por acaso o meu filho também foi um dos premiados no quarto ano. Acho que é uma iniciativa, muito importante. Qualquer criança fica motivada e acho que isto é muito bom para o futuro deles. Eles vão lembrar deste dia. O meu filho ainda hoje fala disso. Nunca mais vão esquecer”.

A animar a noite atuaram ainda Francisca Magalhães e Ana Sofia Simões com interpretações musicais. Estas duas jovens participaram no Festival de Talentos, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em parceria com a Associação de Turismo.

13-06-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário