‘Em Diálogo’ projecta novas hortas sociais

Os povoenses, sobretudo do baixo concelho, têm procurado nesta época de crise económica e social o apoio da Associação ‘Em Diálogo’, que neste momento distribui, todos os meses, cabazes de alimentos por 50 famílias. A associação está neste momento a celebrar o seu 13º aniversário e lança mãos agora um novo desafio: o projecto de hortas sociais.


Clarisse Matos Sá, a responsável pela associação explica que os pedidos de ajuda são muitos e “chegam tanto de pessoas com baixa qualificação escolar, como de pessoas licenciadas, que nos contactam para dar formação”.

É para as instituições como a ‘Em Diálogo’ que as pessoas com maiores necessidades se têm ‘virado’, solicitando ajuda para atravessar este período. “No nosso centro comunitário temos um gabinete de atendimento social, onde se nota uma maior procura de emprego por parte de quem vem cá. Há muito desemprego”.

Recentemente a associação lançou a ‘Universidade do Saber’, com o objectivo de “ocupar as pessoas com workshops onde aprendam a fazer trabalhos artesanais”, mas “pretende-se que os formandos adquiram ferramentas para virem a poder vender alguns desses trabalhos e assim obter algum rendimento por sua iniciativa”, apontou Clarisse Matos Sá.

O próximo workshop decorre na primeira semana de Dezembro e ensina a adornar velas para decoração.
A associação está a negociar a possibilidade de implementar um projecto de hortas sociais - “onde as pessoas possam cultivar alguns bens que consomem e que melhorem os cabazes dados.

24-10-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário