Fontarcada recebe encontro de artes

Durante três dias, o Auditório de Fontarcada assume-se como o centro das artes do concelho da Póvoa de Lanhoso e da região. ‘Encontrartes’ é a iniciativa, promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Centro de Criatividade, que decorre de amanhã a sábado e leva à localidade mais de 80 apresentações.


É já amanhã que o ‘Encontrartes’ inaugura a ‘nova’ residência do Centro de Criatividade (CC) da Póvoa de Lanhoso: o Auditório de Fontarcada.
Fátima Moreira, vereadora da Cultura da Câmara da Póvoa de Lanhoso e presidente da direcção do CC, destacou a multiplicidade de acções e manifestações artísticas que ali se desenvolvem ao longo dos três dias, do canto, passando pela dança, teatro, música, vídeo, artes plásticas, artesanato, gastronomia e música.

Segundo a vereadora Fátima Moreira, o ‘Encontrartes’ “encerra dois princípios, o princípio da celebração e o princípio do desafio. Da celebração, porque queremos festejar juntos a dignificação deste espaço, um espaço que estava morto, devoluto, um espaço que vai ganhar vida e um espaço que vai servir de palco para colocar a Póvoa de Lanhoso na estratégia cultural e artística da região” disse, referindo-se ao Auditório de Fontarcada, um espaço que acolheu, há anos atrás, o ISAVE.
Assumindo esta como uma iniciativa que vai marcar a agenda cultural da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira espera que este seja o primeiro passo em direcção à afirmação e à mudança.

Tradicional aliado ao contemporâneo

“Este é o desafio de olharmos para o que temos, porque isso é a nossa génese, e sermos capazes de fazer de forma diferente, de inovar, de criar e de, por via disso, criar competitividade neste território”, apontou ainda Fátima Moreira.

Às fanfarras, ranchos folclóricos, grupos corais, cavaquinhos, concertinas, cantares ao desafio e bandas de música, junta-se a dança e um conjunto variado de oficinas, desde a interpretação, passando pela sensibilização ambiental, compotas, pelo yoga, danças orientais, entre outras.
A tudo isto, juntam-se, ainda, os desportos radicais, o artesanato, desde a filigrana às peças de madeira, e a provas de produtos gastronómicos locais.

07-12-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário