Presépios embelezam Garfe

Da Póvoa de Lanhoso, dos concelhos vizinhos e de vários pontos do país, Garfe recebe milhares de visitantes que ali se deslocam para apreciar os presépios construídos pelos habitantes da freguesia.
A abertura da ‘Aldeia dos Presépios’, na tarde de ontem, ficou marcada pela inauguração do monumento que assinala a 10.ª edição dos Presépios de Garfe, numa ocasião em que aquela freguesia recebeu a visita de uma comitiva vinda da localidade francesa de La Fare Les Oliveira, vila com a qual a freguesia de Garfe se encontra geminada.



Por ocasião da inauguração do monumento - um presépio com as principais figuras do presépio, construídas por um habitante da freguesia, o padre Luís Peixoto Fernandes, pároco de Garfe, referiu que aquele marco “ficará para sempre a perpetuar os dez anos dos presépios de Garfe”, numa homenagem a todos aqueles que trabalham nos vários presépios ao longo dos dez anos, bem como a todos quantos colaboraram, nomeadamente a Junta de Freguesia de Garfe e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

O momento foi também aproveitado, com o descerrar de uma placa, p ara “homenagear a terra amiga e irmã” de La Fare Les Oliviera.
Para além de todos os agradecimentos, o padre Luís Fernandes recordou que, “por esta altura, a freguesia de Garfe transforma-se num grande presépio, um presépio cheio de encanto e beleza”.
Vinda de Vieira do Minho, Maria Isabel dos Santos, estava deslumbrada com os vários presépios.

“É a primeira vez que venho”

“É a primeira vez que aqui venho. Já tinha ouvido falar nos presépios e, por isso, este ano não quis perder a oportunidade de os conhecer”, referiu aquela vieirense, num momento em que visitava o presépio do lugar de Salgueiros.
De visita ao presépio de Salgueiros estava, também, Maria da Conceição Viegas, da freguesia de Arosa, em Guimarães. “Venho quase todos os anos. Só o ano passado é que falhei. Acho uma iniciativa muito bonita e chama muita gente à freguesia”, disse aquela moradora de Arosa.
De ano para ano, os habitantes de Garfe incutem cada vez mais qualidade às várias construções, deliciando todos aqueles que se deslocam àquela freguesia.

12-12-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário