Concerto final da Orquestra de Sopros na “Em Diálogo”



Decorreu nas instalações do Centro Comunitário Vale do Cávado, em Monsul, entre os dias 06 e 9 de Agosto, o I Estágio de Orquestra de Sopros da Academia de Música “Em Diálogo”, inserido no plano pedagógico da Escola de Música.

Esta atividade, direcionada para jovens instrumentistas de sopro e percussão, cumpriu o objetivo de motivar os jovens, abrir-lhes novos horizontes do conhecimento, contato com novos reportórios e novos métodos de ensino. Vivenciaram oportunidades e experiências individuais e coletivas enriquecedoras, consolidando ao mesmo tempo, as relações sociais entre eles e projetando o trabalho desenvolvido durante o estágio, nas suas escolas de música e bandas filarmónicas, contribuindo assim para uma melhoria qualitativa das mesmas.

Neste estágio, os participantes tiveram a possibilidade de trabalhar um reportório, assente na diversidade da orquestração, no uso da percussão e no equilíbrio sonoro, orientados por um conjunto de conceituados formadores, tendo por objetivo a constituição de uma orquestra sinfónica de sopros, sob a direção do Maestro Daniel Lima. O Compositor Jorge Campo s colaborou como palestrante, e com a oferta da obra “Marcha do Pequeno Saltimbanco”, de sua autoria, composta especialmente para este estágio de orquestra.

Participaram cerca de 60 elementos provenientes de: Academia de Música Valentim Moreira de Sá, Banda dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, Bandas Filarmónicas de Santa Maria de Bouro e Vilar Chão; Bandas Musicais de Amares, Antas, Calvos, Carvalheira e Vila Verde; Centro Comunitário Vale do Cávado e Conservatórios de Música de Barcelos e Calouste Gulbenkian (Braga).

A culminar este estágio realizaram-se dois concertos: a 09 de Agosto, na vila da Póvoa de Lanhoso, inserido no programa Verão (com)Vida; a 10 de Agosto na freguesia de Monsul.
O Maestro Daniel Lima apresentou um reportório diversificado: Arsenal, de Jan Van Der Roost; Second Suit, de Gustav Holst; Highland Fantasy, de Bruce Fraser; Flashing Winds, de Jan Van Der Roost; Marcha do Pequeno Saltimbanco, de Jorge Campos, Missão Impossível entre outras.
Estes concertos encerraram ao som da Música Abba Mia, de Luís Cardoso, acompanhada pela voz de Maria João Pereira.

14-08-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário