Taíde já vive a romaria



A devoção à Nossa Senhora de Porto d’Ave atravessa as fronteiras do concelho povoense, e durante alguns dias a freguesia de Taíde recebe milhares de pessoas que prestam culto àquela santa.

O início das novenas ocorreu este sábado, com a pregação a cargo do padre Albano Teixeira Fraga. A noite ficou marcada pelo Festival Folclórico, no Terreiro das Músicas. As novenas, com pregação e ladaínha prolongam-se até ao próximo dia 1 de Setembro.

Ontem, foi dia da procissão para a capelinha de Nossa Senhora da Boa Morte, enquanto que o Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso encarregou-se da animação, apresentando o espectáculo ‘O desejado’.

Um desfile de moda, com a participação especial de Joana Cruz, é motivo de interesse esta noite, ao passo que amanhã decorre a noite de karaoke.

Na quarta-feira, para além da novena, às 9 horas, o programa contempla o Ofício do sufrágio pelos Irmãos e benfeitores da Confraria já falecidos. No final, realizam-se as confissões. O encontr o de concertinas é a actividade agenda para a noite desse dia, num evento cujo início ocorre pelas 21 horas.

A grandiosa procissão de velas, às 21 horas de sexta-feira, é um dos momentos altos do programa religioso, num dia que conta ainda com a actuação de José Cid.

No sábado, 1 de Setembro, está agendada para as 17 horas a adoração ao Santíssimo Sacramento. A Banda Régis actua pelas 22 horas, numa noite que vai terminar com um espectáculo de fogo de jardim.

O principal dia da festa, domingo, dia 2, fica marcado pelos actos religiosos, onde a eucaristia solenizada, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, assume papel principal.

A grandiosa procissão, organizada pelo agrupamento de escuteiros de Taíde, sai à rua pelas 17 horas, logo depois da actuação da Banda Musical de Rio Mau. Neste acto vão participar a fanfarra dos escuteiros de Garfe e os romeiros da Ribeira Cávado.

À noite há música e uma sessão de fogo de cachoeira e fogo cruzado, para encerrar a festa.

27-08-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário