Hospital António Lopes integra o ranking dos “5 estrelas”



A ERS (Entidade Reguladora da Saúde) levou a cabo um estudo entre o final de 2011 e o primeiro semestre de 2012, que objetivou a avaliação das unidades de saúde portuguesas. Este estudo teve como base o SINAS - Sistema Nacional de Avaliação em Saúde e abrangeu 146 unidades de saúde que se dividem em hospitais públicos, privados e do setor social, sendo neste último que se enquadra o Hospital António Lopes.

Desde 2009 que a ERS ficou incumbida de 'Promover um sistema de classificação de saúde quanto à sua qualidade global, de acordo com os critérios objetivos e verificáveis, incluindo os índices de satisfação dos utentes.' O Hospital António Lopes participou desde o início nesta experiência como unidade piloto de avaliação.

A avaliação da qualidade global dos hospitais é feita com base e m cinco parâmetros: excelência clínica, segurança do doente, adequação e conforto das instalações, focalização no utente e satisfação. Apenas 29% das 146 unidades avaliadas conseguiram obter uma classificação de 5 estrelas ao nível de todos os parâmetros, estando o Hospital António Lopes incluído neste patamar.

O Hospital da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso foi ainda considerado o mais seguro, tendo obtido uma classificação de nível III, batendo todos os hospitais existentes no Minho ao nível de “cultura e procedimentos relacionados com a segurança dos doentes.”

É com orgulho que a Misericórdia da Póvoa de Lanhoso recebe esta distinção, reforçando a preocupação constante que esta Instituição tem vindo a demonstrar ao nível da qualidade dos serviços prestados aos seus utentes.

08-08-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário