Praia de Verim acessível a todos



A praia fluvial de Verim, no concelho da Póvoa de Lanhoso, é a única praia, de águas interiores, na região minhota, com cadeira de rodas anfíbia, fruto de uma candidatura realizada à Fundação Vodafone Portugal. Ao título de ‘Praia Acessível, Praia para Todos’, junta-se agora uma cadeira de rodas anfíbia, que permite que todos os portadores de mobilidade reduzida possam desfrutar das águas cálidas daquela zona balnear.

Na manhã de ontem, para além da apresentação da cadeira de rodas anfíbia, o momento ficou marcado pelo hastear da bandeira de ‘Praia Acessível, Praia para Todos’, título conseguido pelo segundo ano consecutivo, num momento que reuniu responsáveis da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Verim e cidadãos portadores de deficiência motora e visual, estes últimos utentes da Associação de Apoio ao Deficiente Visual do Distrito de Braga.


No final da cerimónia, Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, deu conta de que esta é a única praia fluvial na região do Minho com cadeira de rodas anfíbia.

“Isto é prova do trabalho que tem sido feito pela autarquia e pela própria Junta de Freguesia. É uma praia, como puderam ver, que tem uma boa acessibilidade e todos nós temos direito de usufruir da própria natureza. Esta cadeira vai possibilitar, que os portadores de mobilidade reduzida, tenham o prazer de to-mar banho e de conviver com as pessoas que usufruem desta praia fluvial, que é uma praia classificada e reconhecida”, referiu o presidente da autarquia povoense.


“Esta cadeira vem combater a exclusão e dar a oportunidade para que todas as pessoas possam usufruir deste espaço”, disse ainda Manuel Baptista, realçando o potencial da praia fluvial de Verim.“É sempre importante continuarmos com este tipo de iniciativas.

É o segundo ano que fazemos a candidatura e é o segundo ano em que é aprovada e isso demonstra a preocupação não só com as pessoas ditas normais como também com as pessoas com problemas de mobilidade”, referiu Carlos Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Verim, salientando que o espaço é procurado por pessoas com mobilidade reduzida.

Ter acesso pedonal e estacionamento ordenado e reservado, acesso ao areal ou zona balnear através de rampas e instalações sanitárias adaptadas e situadas em local de fácil acesso são algumas das condições impostas para a atribuição da bandeira de praia acessível.
Para além de poderem aceder, mesmo de automóvel, às margens da zona balnear, os portadores de mobilidade reduzida têm, agora, a possibilidade de desfrutarem das águas da praia fluvial de Verim. Diariamente, a zona balnear é vigiada por dois nadadores-salvadores.

28-07-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário